Empatia.



Este texto é diferente de todos aqueles que escrevi até agora. 
Este texto é sobre mim. 
E sobre ti.


Pensei várias vezes se me deveria pronunciar sobre o assunto, e decidi fazê-lo, não apenas por mim, mas por todas as mulheres que estão, já estiveram, ou ainda estarão nesta situação.
Ao contrário do que falam sobre o meu blogue, não, não é o meu diário digital, não é uma cópia de textos já feitos na internet, não são histórias imaginárias, ou indirectas para algum ex namorado.
Apaixonei-me por ti e agora? é nada mais que sentimentos, são histórias que acontecem todos os dias com alguém. O seu único objetivo é mostrar que, para quem se identifica com eles, não está sozinho.

Empatia. 

Às vezes questiono-me se algumas pessoas saberão a definição desta palavra.
Faz tempo que a vida tem sido cruel comigo. Não é fácil sentir que temos o mundo a cair em cima de nós, e ainda assim continuar a sorrir como se nada fosse. Isso pode até resultar durante algum tempo, mas chega a um ponto que cansa.
A questão, a derradeira questão, é que ninguém sabe as lutas que cada um trava dentro de si, e ninguém quer saber na verdade. É sempre mais fácil tentar ser engraçado, mandar umas piadas para o ar, fazer julgamentos sem nem sequer conhecer a pessoa.

É o amor que move o mundo, e por isso um dos motivos que mais nos abala, é o fim de uma relação, é ter de lidar com os sonhos desfeitos, com o sentimento de falha, é saber que no próximo relacionamento, teremos de começar tudo de novo. E como se isso não fosse suficiente, lá vêm os amigos do ex namorado fazer umas piadas. Mas sabem o que realmente tem piada? É que eles nem te conhecem, não sabem nada sobre ti, mas falam como se soubessem tudo. Coitados.

É assustadora a forma com que as pessoas distribuem ódio gratuitamente, seja nas redes sociais, seja na vida "real".

"Esse corte de cabelo fica-te mal."
"Com esse decote claro que vais ouvir bocas."
"Estás mesmo gorda, ainda pensam que estás grávida."
"Já tens outro namorado?"


Qual é o objetivo? Qual é a finalidade? O que ganham em tentar diminuir o outro?
Parem, apenas parem! 
A nossa sociedade é ridícula de tão fútil e mesquinha que se tornou. Todos se acham no direito de opinar sobre tudo, e sim, todos têm direito a ter a sua própria opinião, mas isso não significa que tenham de a partilhar de forma inconsequente, muito menos se não souberem o impacto que isso vai gerar no outro. 

Às vezes, um simples comentário, uma simples piada, pode mudar a vida de uma pessoa, seja para bem, seja para mal. Porque, como anteriormente referi, ninguém sabe as lutas que cada um trava interiormente. 
É uma questão de empatia, de bom senso, de respeito ao próximo. 

Para todas as mulheres, que são diariamente bombardeadas com este tipo de comentários e atitudes desprezíveis, seja por parte de homens ou de outras mulheres, porque sim, as mulheres são as maiores inimigas umas das outras, eu sei que é difícil, é difícil ignorar, é difícil digerir tudo isso como se não tivesse importância, porque tem. Resta-nos pegar em todo esse ódio que nos oferecem de bandeja, e tornar em força. Força para ser a mulher que admiras, para ser a pessoa que esperas ter do teu lado.

Então ama, ri, chora, grita. Segue os teus instintos, concretiza os teus sonhos, faz aquilo que te fizer feliz. Porque acredita, uma mulher dona de si mesma incomoda muita gente, mas uma mulher bem resolvida, incomoda muito mais.
Faças o que fizeres, não dependas da aprovação de ninguém, não permitas que te moldem à sua imagem, e nunca, mas mesmo nunca percas a tua essência, o teu brilho.
Tu és capaz de tudo, mesmo que digam que não.

Preserva-te.
Respeita-te.
Faz com que te respeitem.

Dá um tempo a ti mesma. E respeita esse tempo.


Com carinho, 
Sofia


Comentários

  1. Olá Sofia 😊

    Sigo o teu blog já a algum tempo, passo por algum quiseres só mesmo para te dizer CONTINUA, CONTINUA a escrever, CONTINUA a ser essa pessoa que és, CONTINUA amar-te a ti mesma e CONTINUA mesmo a escrever, pois tens um talento e que toca muita gente.

    Um beijo e CONTINUA 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo feedback, e pelo carinho :)

      Espero que também te ames muito a ti mesmo/a!

      Um grande beijinho 🖤

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Fui uma mulher desejada, mas nunca amada.

Eles sabem lá.

Não te percas por ninguém.